Krishna, Jesus e o Espírito Santo: a Santíssima Trindade numa perspectiva cristã-vaishnava
Na fé cristã, cremos num Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Não são três deuses (politeísmo) ou uma única Pessoa (modalismo), mas um único Deus em três Pessoas distintas, que são iguais em poder, honra e majestade (catolicidade/ortodoxia). Cada pessoa é plenamente divina, sendo onipotente, onipresente, onisciente, onibenevolente, eterna e transcendental, compartilhando a mesma substância divina, que é única e indivisível.
O Pai é incriado, não gerado, nem procedente, sendo a fonte ontológica das demais Pessoas e responsável pelo ato de criação de todas as coisas. O Filho é incriado, mas gerado eternamente do Pai, sendo seu Filho Unigênito e o Verbo por meio do qual foram criadas todas as coisas e que sustenta todas as coisas, encarnado, no tempo, pelo ventre da Virgem Maria, mãe de Deus, na pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo, verdadeiramente humano e verdadeiramente divino, para redimir toda a criação. O Espírito Santo é incriado, não gerado, mas procedente do Pai (ortodoxia) e do Filho (catolicismo romano), Senhor fonte da vida, que recebemos em Pentecostes e nos santifica a cada dia.
No gaudiya vaishnavismo,
Vishnu é compreendido como a forma suprema da Divindade e Krishna como a forma
original de Deus (Bhagavan), sendo Vishnu uma expansão sua. Todas as coisas existentes
possuem um atman (alma), mas Krishna é o Paramatman (Superalma) que penetra
todas as coisas, acompanhando o atman individual. A substância divina é Brahman,
o absoluto imanifesto. Krishna se expande em Maha-Vishnu, do qual nascem infinitos
universos. Em cada universo, Deus se manifesta como Narayana, dormindo sobre a
serpente divina Shesh Nag, no oceano cósmico, ao lado se sua consorte, Maha-Lakshmi,
devi da fartura. De seu umbigo, nasce um flor de lótus, de onde e emerge Brahma,
o deva responsável pela criação material do universo. De Vishnu nascem todos os
devas, como Shiva, e asuras. Em cada universo, Brahma é responsável pela
criação, Vishnu pela manutenção e Shiva pela destruição.
Numa perspectiva
cristã-vaishnava, Deus pode ser compreendido como único em três Pessoas distintas.
Krishna é a Pessoa Suprema, o Pai incriado, não gerado nem procedente. Jesus é
o Filho Unigênito da Pessoa Suprema, Deus de Deus, Luz de Luz, Deus Verdadeiro
de Deus Verdadeiro, gerado, não criado, eternamente do Pai, e verdadeiro homem,
nascido no tempo pelo ventre da Virgem Maria, mãe de Deus. O Espírito Santo é a
Pessoa Divina que procede da Suprema Personalidade, mas não é gerada, pois há
somente um Filho. No cristianismo, o Deus Triúno é o único ser digno de adoração.
No gaudiya vaishnavismo, a devoção (bhakti) é exclusiva à Suprema Personalidade
de Deus e seus avatares. Não há adoração aos anjos nem aos devas.
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